Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)
O Hemocentro Regional de Santa Maria está com estoques críticos de, pelo menos, três tipos sanguíneos, o que tem exigido uma verdadeira mobilização. Atualmente, a entidade atende 15 instituições da região, sendo fundamental na rotina de clínicas renais, do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), do Hospital Regional e do Pronto Atendimento Municipal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Diário, a assistente social da instituição, Andressa Baccin, falou sobre a situação:
– Estamos com o estoque de A- crítico e o de O- crítico, mas o de A- em nível mais emergencial de criticidade. Estamos fazendo busca ativa de doadores e contato com grupos de doadores. Tivemos aumento da demanda por esses grupos sanguíneos nas últimas semanas, impactando por maior necessidade nesse momento.
Para doar, é necessário realizar o agendamento pelo site da Secretaria Estadual da Saúde. A instituição alerta para a necessidade de respeitar os intervalos entre as doações. No caso de mulheres, o período é de 90 dias, podendo doar sangue no máximo três vezes nos últimos 12 meses. Para homens, o período é de 60 dias, e o limite máximo de doações é de quatro vezes em 12 meses. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Sem Whatsapp
O Hemocentro Regional de Santa Maria está temporariamente sem contato pelo Whatsapp. O bloqueio do número teria ocorrido durante o envio de mensagens na busca ativa por doadores.
– Estamos tentando recuperar (o contato) de todas as formas possíveis. Porém, ainda sem um prazo exato – afirmou Andressa.
Em caso de dúvidas, os doadores deverão entrar em contato pelos telefones (51) 3287-2549 e (55) 98428-8274 (ligação ou telegram) ou pelo @hemosmrs no Instagram.
Faça a sua parte!
Hemocentro Regional de Santa Maria
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e no terceiro sábado de cada mês, das 8h ao meio-dia
- Onde – Na Alameda Santiago do Chile, 35, no Bairro Nossa Senhora das Dores
- Agendamento – Pode ser feito pelo site do Secretaria Estadual de Saúde
Requisitos para ser doador
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação
Impedimentos temporários
- Gripe ou febre
- Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses
- Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana
- No caso de ter feito tatuagem e piercing em ambiente com antissepsia adequada, aguardar 6 meses, exceto piercing na área genital, boca e/ou língua, pois, nesse caso, é preciso aguardar 12 meses após a retirada
- Exposição à situação de risco para o HIV
- Herpes labial
Impedimentos definitivos
- Doença de Chagas
- Hepatite após os 11 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B) e HTLV
- Uso de drogas injetáveis
- Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem clínica realizada no Hemocentro